Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Avaliação do diagnóstico densitométrico de osteoporose.

Autor: Zanette, Eliane; Stringari, Fernanda F; Machado, Francisca; Marroni, Belmonte J; Ng, Daniel P. K; Canani, Luís H.
Título: Avaliação do diagnóstico densitométrico de osteoporose/osteopenia conforme o sítio ósseo / Evaluation of densitometric diagnosis of osteoporosis/osteopenia according to the bone region
Fonte: Arq. bras. endocrinol. metab;47(1):30-36, fev. 2003. tab, graf.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a freqüência de osteoporose de acordo com os sítios ósseos avaliados, utilizando um estudo transversal de base clínica. Foram avaliados 610 exames densitométricos em relação a freqüência de osteoporose/osteopenia e concordância do diagnóstico de acordo com o local avaliado. Apesar de alta correlação da DMO entre os sítios ósseos, a freqüência de osteoporose variou de acordo com o sítio avaliado. Osteoporose esteve presente em 14 e 18 por cento dos pacientes, quando considerado o colo do fêmur e fêmur total, e 42 e 30 por cento quando considerados o triângulo do Ward e coluna (p< 0,05). Um quarto das mulheres consideradas em risco aumentado de fratura pelo exame da coluna lombar foi classificado como normal pelo estudo do colo do fêmur; 16 por cento com risco aumentado pelo estudo do colo do fêmur foi classificado como normal no estudo da coluna. Este estudo demonstra que existe discordância nos resultados densitométricos de acordo com a área estudada, afetando a ocorrência de osteoporose. Para julgamento clínico de risco de fratura, a avaliação combinada de dois sítios ósseos é o procedimento mais adequado. (AU)
Descritores: Densitometria/métodos
Osteoporose/diagnóstico
Doenças Ósseas Metabólicas/diagnóstico

-Estudos Transversais
Densidade Óssea
Índice de Massa Corporal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário