Pesquisar este blog
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Avaliação da Perfusão Miocárdica de Estresse por TC de 4 colunas.
Com o estudo sobre avaliação da perfusão Miocárdica de Estresse com Dipiridamol pela Tomografia Computadorizada com 64 Colunas de Detectores, o Dr. Roberto Caldeira Cury Submeteu-se a concurso e foi aprovado em sua tese de doutoramento na Faculdade de Medicina da USP.
“A angiotomografia de múltiplos detectores (TC) é um exame muito útil no diagnóstico de doença arterial coronária (DAC) e, recentemente foi associada à perfusão miocárdia com estresse para detectá-la”, esclarece o autor.
A pesquisa tem como objetivo comparar a perfusão miocárdia da TC, após estresse com dipiridamol, com a cintilografia miocárdia (SPECT) na detecção de estenose coronariana significativa (>70%), usando o cateterismo (CATE) como método de referência. Para isso, mobilizou 36 pacientes (62±8,0 anos, 20 homens) com suspeita de DAC e com SPECT positivo, que em menos de 2 meses foram submetidos a um protocolo de TC para avaliação da PTC e angiografia pela tomografia computadorizada (ATC).
TC foi realizada em um scanner de 64 detectores, com uma primeira aquisição com os seguintes parâmetros: 100mA,120Kv,32x1mm colimação e 60ml de contraste a 3ml/s, após estresse com diridamol(0,56mg/kg/4min), seguida de uma aquisição de repouso/ATC após aminofilina e metoprolol (270-400mA, 120Kv,64x0,5mm e 80 ml de contraste a 5ml/s).
Observadores cegos e independentes, sem conhecimento prévio dos dados clínicos ou dos exames, realizaram análise visual e quantitativa da perfusão e angiotomografia, além de análise angiográficas quantitativa (QCA) para avaliação do CATE. Todos os pacientes completaram o protocolo sem efeito adversos com dose de radiação média de 14,7±3, Msv e exames interpretáveis. PTC foi positiva em 27 de 36 pacientes (75%).
O Dr. Roberto Cury cocluiu que “a perfusão miocárdia de repouso e estresse após dipiridamol na avaliação da doença aterosclerótica coronariana, associada à angiografia pela tomografia é factível e os resultados foram similares ao do SPECT.E, que combinação da informação anatômica e perfusional permite identificar os casos positivos significativa”.
A banca examinadora foi presidida pelo Dr. Carlos Eduardo Rochite e contou com a participação dos seguintes membros: Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, Clerio Francisco Azevedo Filho, Guilherme Urpia Monte e Juliano Lara Fernandes.
Fonte: INRAD NEWS.
Imagem: imcc cardio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário